O JOGO RPG VISTO COMO UMA COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM

quinta-feira, 17 de junho de 2010

07/2006
Sueli da Silva Xavier Cabalero 1
UNEB
sueli.ssx@bol.com.br
Alfredo Eurico Rodrigues Matta 2
UNEB/UCSAL
alfredo@matta.pro.br
GT2 Jogos Eletrônicos, Mídias e Educação
Resumo
O presente artigo busca analisar as possíveis potencialidades dos jogos de RPG
na mediação da aprendizagem, no âmbito do ensino presencial e no contexto da
educação à distância, principalmente no que se refere à formação de produtores
de escrita. Os estudiosos desta modalidade de jogo identificam características que
o apontam como excelente ferramenta pedagógica, sejam elas: a colaboração, a
criatividade, a socialização, a interdisciplinaridade. Assumimos o posicionamento
sócio-construtivista do processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva,
acreditamos que o jogo de Role Playing game (RPG) pode se constituir numa
comunidade de aprendizagem, onde os sujeitos interagem entre si e constroem o
conhecimento por meio da colaboração. Concordamos com Vygotsky quando
afirma que o jogo pode funcionar como excelente ferramenta para o
desenvolvimento intelectual do sujeito, assim como, pode potencializar o
surgimento da ZDP - “Zona de Desenvolvimento Proximal”. Entendemos que o
jogo é um instrumento que medeia as relações sociais de construção e
potencializa a interação entre os sujeito que, num processo coletivo, constroem a
sua existência.
Palavras-chave: RPG – Mediação – Aprendizagem

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