RPG in love
Jogos de amor de Américo Canhoto
Número de páginas: 216
Jogos
de amor, novo livro de Américo Canhoto – médico de família e escritor
de sucesso –, lançamento da Butterfly Editora, usa o RPG para ensinar o
leitor a ser feliz na vida a dois.
O RPG – sigla inglesa para a
expressão Role Play Game – pode ser traduzido como jogo de
interpretação ou de representação de personagens. Foi criado no ano de
1974, por Gary Gygax e Dave Arneson. No RPG os jogadores representam o
papel de personagens fictícios interagindo em cenários variados, o que
dá margem a curiosas experiências.
Entre a fantasia e a realidade
Em
Jogos de amor, por exemplo, a ação se desenvolve em diversos mundos
imaginários: Mitolândia, Cobaia, Mula, Espertos e Espíritos, cada um
deles com características próprias e habitados por almas afins. O RPG,
muito utilizado por educadores, incentiva a imaginação, estimula o
raciocínio, o trabalho em equipe e a aquisição de novos conhecimentos
e, conforme Américo Canhoto comprova, também pode nos ajudar a ser
feliz no relacionamento amoroso.
No RPG, o mestre cria e conduz a
história. Ao mesmo tempo, é o roteirista, o diretor e o mediador da
partida. Américo Canhoto é o mestre do livro Jogos de amor. A mecânica
do RPG foi o recurso que encontrou – hábil conhecedor das necessidades
do ser humano, ele que é médico do corpo e da alma – para iniciar o
leitor na arte de amar para ser feliz. Graças a esse original fio
condutor e à bagagem do autor, temos em mãos uma leitura atraente, um
facilitador que irá contribuir para a felicidade de todos aqueles que
se entregarem, prazerosamente, ao love game sugerido. O jogador poderá
improvisar à vontade – desde que não quebre o sistema de jogo, ou seja,
o conjunto de regras de uma partida de RPG.
Américo Canhoto
Médico
de família, pesquisador, educador, escritor e orador espírita, Américo
Canhoto está certo de que aqueles que perseveram e trabalham para o bem
são amparados: “Acreditem nos seus sonhos, pois assim todos se
realizarão. Sigam suas intuições. Confiem na espiritualidade. Na
incerteza, trabalhem, esperem e confiem em Deus”.
Casado, pai de
quatro filhos, Américo Canhoto nasceu em Castelo de Mação, distrito de
Santarém, em Portugal. Reside no Brasil desde 1954. Médico de família,
começou a clinicar em 1978. Atende em São Bernardo do Campo e São José
do Rio Preto (SP). Conheceu o Espiritismo em 1988. Nessa época, recebia
pacientes indicados pelo doutor Eduardo Monteiro. Um dia, descobriu que
esse médico era, na verdade, um espírito que se manifestava por
intermédio da mediunidade e indicava seu nome para pessoas enfermas.
Conheceu o Espiritismo no Grupo Espírita Dr. Eduardo Monteiro, em São
Bernardo do Campo, onde hoje colabora: além de entrevistador, atende
clinicamente, recebendo o receituário “por inspiração”. Em São José do
Rio Preto (SP), é colaborador do Centro Espírita Francisco de Assis.
Médico de almas
Recentemente,
Canhoto integrou-se a um grupo de atendimento a pessoas portadoras de
estresse e da síndrome do pânico. Nesse trabalho, desenvolve palestras
e debate com os participantes, os quais também são atendidos
clinicamente. “Desde que comecei a estudar o Espiritismo, passei a ver
a doença com outros olhos e a tentar mostrar aos pacientes sua origem e
o que fazer para alcançar a cura definitiva. A cada dia me convenço
mais de que pouco sei e que apenas meus modestos conhecimentos são
insuficientes para ajudar meus pacientes. Procuro vigiar mais e orar
com mais freqüência para melhorar a sintonia com os benfeitores
espirituais, que nos ajudam muito mais do que imaginamos. A intuição é
o caminho natural que o profissional vigilante dispõe para tornar-se
mais útil àqueles que o procuram. Antes de atender cada paciente, vale
a pena pedir ajuda aos amigos da espiritualidade e, ao final de cada
consulta, é importante vibrar pela recuperação do paciente e agradecer
a ajuda recebida”.
Palestrante requisitado, Canhoto destaca em
suas apresentações a importância da reforma íntima e do abandono dos
vícios, condição imprescindível para alcançarmos a saúde do corpo e da
alma. Autor dos livros Pequenos descuidos, grandes problemas; Quem ama
cuida; Saúde ou doença: a escolha é sua e Chegando à casa espírita,
publicados pela Petit Editora e Jogos de amor, lançamento da Butterfly
Editora, escreve para revistas, jornais e sites espíritas.
Fonte: blog suplemento cultural mistico
Observação do blogueiro: Presente oficial do dia dos namorados de todo rpgista!!!
Confúcio
Confúcio disse: Que população florescente!
Discípulo: Quando a população florece, que outro benefício pode-se acresentar?
Confúcio: Fazer as pessoas ricas.
Discípulo: Quando as pessoas tonam-se ricas, que outro beneficio pode-se acrescentar?
Confúcio: Educá-las.
***
“Em educação, não existe distinção de pessoa pra pessoa”
***
“Se um homem é correto (educado), então haverá obediência sem que ordens sejam dadas, mas se ele não é correto, não haverá obediência, mesmo que ordens sejam dadas”
***
“Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.”
“Todos os homens se nutrem, mas poucos sabem distinguir os sabores”
“Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina.”
“Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas.”
“As naturezas dos homens são parecidas; são os seus hábitos que os afastam uns dos outros.”
“Conte-me e eu esqueço. Mostre-me e eu apenas me lembro. Envolva-me e eu compreendo.”
Caso queria saber mais sobre o mestre Confúcio, olhe esse site:
http://www.pensador.info/autor/Confucio/
Comentário do blogueiro: Comprei um livro chamado Os analectos ( ao qual recomendo ), que são os ensinamentos compilados de Confúcio, no início pensei que ele era uma fusão de Maquiável com Jesus mas com o tempo, eu abaixei meu orgulho diante da sua iluminação.
10 25
O PODER DO MITO
“… Não precisamos correr sozinhos o risco da aventura, pois os heróis de todos os tempos a enfrentaram antes de nós. O labirinto é conhecido em toda sua extensão. Temos que seguir apenas a trilha do herói, e lá, onde temíamos encontrar algo abominável, encontraremos um Deus. E lá onde esperávamos matar alguem, mataremos a nós mesmos. Onde imaginávamos viajar para longe, iremos ter ao centro da nossa própria existência. E lá, onde pensávamos estar sós, estaremos na companhia do mundo todo.”
Joseph Campbel
Fonte: O poder do mito – Joseph Campbell
Comentário do bloguerio: referência inquestionável para trabalhos sobre RPG, e ponto!!!
Aprendendo Inteligência
“Aprendendo Inteligência? Ensinando Inteligência? Mas que arrogância!”
Essa é uma das frases mais cochichadas pelas costas do professor Pier desde que ele empreendeu essa cruzada:
ENSINAR INTELIGÊNCIA!
Talvez até tivessem razão os “cochichadores” se as teorias psicológicas vigentes até pouquíssimo tempo atrás estivessem corretas, ou seja, se a INTELIGÊNCIA fosse uma característica essencialmente genética. Hoje as neurociências, pelo contrário, demonstram que INTELIGÊNCIA, TALENTO e VOCAÇÃO são características adquiridas. Testes de QI e testes vocacionais mostram apenas um momento do indivíduo, momento esse que pode ser alterado com facilidade e um pouco de esforço como é mostrado nesse primeiro volume da coleção Neuro-Pedagogia, dedicado aos estudantes de todos os níveis.
O professor Pierluigi Piazzi é o autor e co-autor de vários livros de Computação, Física, Música, Física Médica e Neuro-Pedagogia.
Desde 1980 é membro da Mensa, organização internacional conhecidíssima na América do Norte e na Europa e quase totalmente ignorada no Brasil, pelos “cochichadores”, justamente por ser uma instituição que se dedica, conforme se pode ler em sua constituição, a identificar e cultivar a inteligência humana para o benefício da Humanidade, proporcionar um ambiente social e intelectualmente estimulante para seus membros e encorajar pesquisas sobre a natureza, características e usos da inteligência.
Fonte: http://neuropedagogia.org/vol1.html
Comentário do blogueiro: quando li esse livro, fiquei 50% feliz e 50% morrendo de ódio do autor, é um livro com um ótimo embasamento cientifico sobre processos de ensino-aprendizagem descrito com simplicidade, perfeito como referência acadêmica, porem tem uma horas que gggrr… leia que você vai entender.
09 17
Aulas de transformação – O programa de educação em valores humanos
Este é um livro didático porque explica uma metodologia, expõe uma teoria e sugere atividades. É também um relato jornalístico, porque narra experiências concretas e bem-sucedidas, fornecendo ao educador que se aventurar por esses mares inovadores a perspectiva de um porto seguro. Mas ainda, é um livro de fé, pois apresenta a crença no desenvolvimento de valores humanos.
Conhecimento, desenvolvimento e fé no ser humano: elementos indispensáveis para a construção de novos modelos em educação.
Editora: Peiropolis
Fonte: http://www.editorapeiropolis.com.br/detalhe.php?cod=4#
Comentario do blogueiro: bom pessola, eu fiz um curso de extensão universitaria na fundação Peiropolis, e estou indicando esta obra maravilhosa que já esta na 8° edicação, pelo seguinte motivo, Marilu Martinelli trabalha neste livro o carater transformador dos mitos, gerando uma reflexão sobre a narrativa e a educação, transmitindo valores como respeito,simplicidade, bondade, disciplina entre outros, eu indico este livro para quem busca conteudo diante das atividades lúdicas na sala de aula chamada mundo.
05 30
1° Simposio de RPG e educação
O 1 Simpósio RPG & Educação – Palavra: Transformação e Conhecimento, promovido pela LUDUS CULTURALIS, com apoio de Devir Livraria, da Terramédia, APEOESP e SINPEEM, realizado no Mart Center, São Paulo-SP, entre os dias 24, 25 e 26 de maio de 2002, representou uma primeira oportunidade para que educadores conhecessem diversos trabalhos e pesquisas acadêmicas que mostram por que e como usar o RPG em sala de aula, ou fora dela, por meio de palestras, mesas-redondas e oficinas.O Brasil está na vanguarda da discussão sobre a inter-relação do RPG com a educação, mas ainda estamos longe de concretizar nossos sonhos mais audaciosos.
Educar é um ato de bravura e coragem, pois requer paciência e altruísmo diante da dura realidade em que vivem os professores, da carência de ferramentas, de apoio e de estímulo.
Valor: 12,00 reais
Fonte: http://www.devir.net/jobstore/index.php?comando=detalhe&codigo=1914
Comentario: o simposito evoluiu até sua 4 edição, após isso nada se falou, mais quando pude participar, no caso do 4 simposio existiam temas como: RPG EMPRESARIAL, RPG no ensino de fisica, biologia, RPG NO ENSINO SUPERIOR EM MARKETING, RPG E ALTERIDADE, etc. Alem da super divertida oficina de formação de narradores.
Rezem para surgir a 5° edicação…
TERRA DE OG
A esta altura você já experimentou todos os sistemas de RPG de cuja existência se tem notícia. Todos eles giram em torno da mesma premissa: criar um personagem, trabalhar em grupo e atingir um objetivo. E não vamos nos esquecer que o RPG permite que você conte uma história enquanto brinca (quanta emoção!).
A Terra de Og tem uma idéia semelhante, mas descarta aquele monte de regras que, segundo o próprio livro, até chegam a atrapalhar o jogo. Num estilo irônico e bem humorado o livro leva os jogadores a interpretarem personagens pré-históricos.
O mundo está na época da Idade da Pedra e é controlado por dinossauros (isso mesmo, apesar de históricamente incorreto, qual a graça de um RPG sem os monstros grandes e ferozes?!) e para interpretar um bom homem das cavernas, o jogador só pode usar um número pré definido de palavras.
É nesta restrição que está quase toda a graça do jogo. Distribuído originalmente no 4º Sampa RPG de 2002, Terra de Og entra para o hall dos jogos mais hilários já vistos em terras tupiniquins.
Fonte: Devir livraria
Comentário: Muito bom para professores de comunicação ou língua portuguesa,um RPG simples em regras, barato, uns 10 reais no máximo e um também grande desafio ^^
O LIVRO DAS LENDAS
Gustavo César Marcondes é autor do Livro das Lendas, um RPG destinado a educação, já testado em várias escolas do Brasil. No próprio livro e na entrevista, é falado dos diversos tipos de matérias que podem ser abordados nesse livro. Nessa entrevista, o autor fala do uso de seu RPG na escola e do preconceito que há sobre o RPG. 1) Gustavo, gostaria que você se apresentasse primeiramente. Quem você é, sua formação e quando começou a jogar RPG. Meu nome é Gustavo César Marcondes, 33 anos, sou psicólogo educacional formado pela Universidade de Uberaba-MG. Durante 12 anos fui professor de química no ensino médio e cursos pré-vestibulares. Sou natural de Uberaba, mas atualmente resido em Goiânia-GO, onde me especializo na metodologia da arte de contar estórias na educação (Universidade Federal de Goiás). Meu primeiro contato com o RPG foi em 95 quando um amigo me convidou para jogar. Desde então, começou minha paixão pelo jogo. 2) Quando surgiu a idéia da criação do Livro das Lendas? A 4 anos atrás. Como professor, sempre percebia a dificuldade na assimilação dos conteúdos escolares, principalmente por parte dos adolescentes (coisa normal nessa fase). Eu conhecia a série mini Gurps, e a partir de um estudo minucioso dos RPGs mais conhecidos, tive a convicção de que poderia montar um sistema para abranger todos os conteúdos educacionais. A partir desse momento foram pesquisas e mais pesquisas, testes e mais testes, até chegar ao produto final em agosto de 2004. 3) Gostaria que você explicasse um pouco do sistema. O sistema tem a proposta de servir de suporte de regras para qualquer tipo de história, ambientada em qualquer época ou lugar, seja de pura fantasia ou de grande realismo. Por não ter uma ambientação fixa e apresentar uma grande flexibilidade, ele pode incorporar todas as ambientações imagináveis, permitindo inclusive a construção de aventuras didáticas contendo os conteúdos escolares. O Livro das Lendas utiliza apenas 3 dados de seis faces cada, e privilegia amplamente a interpretação. Sua linguagem, extremamente simplificada, colabora para a melhor compreensão e assimilação de toda estrutura do jogo. Professores e alunos, em sua maioria, desconhecedores do RPG, terão a oportunidade de conhecer esse fantástico instrumento e avaliar sua importância para a educação. Gostaria de enfatizar que esse sistema NUNCA substituirá uma aula teórica, ele poderá ser usado como um instrumento para auxiliar na melhor fixação dos conteúdos propostos, desenvolver a oralidade, a escrita, a socialização e cooperação, a pesquisa, o gosto pela leitura, sempre de forma divertida e inovadora. 4) Atualmente, o RPG vai sofrer uma grande leva de jogos para iniciantes como o RPGQuest, o Primeira Aventura e o Nexus D6, além do 3D&T que está no mercado a um bom tempo. Por que, na sua opinião, está ocorrendo essa ‘invasão’ de títulos assim? É claro que existe toda uma questão de marketing para se vender mais, divulgando também, todo material já existente. Mas acredito que todo esse movimento vai muito além dessa intenção. Nós educadores, criadores e incentivadores desse estilo de jogo sabemos da real importância da leitura e como ela se relaciona com nossas atitudes do dia a dia. O RPG tem o “poder” de facilitar a formação de leitores e de todos os benefícios que o hábito de ler, expressar, com prazer, traz a sociedade. Jogos como esses, com certeza, levarão o conhecimento aos leigos, dando-lhes a oportunidade de quebrar seus preconceitos, participando de sua riqueza através do simples conhecer melhor. 5) Como um mundo medieval, como o Medievalis*, de sua autoria, pode ser usado na escola? Bom, em primeiro lugar gostaria de corrigir um pequeno detalhe da pergunta. Medievalis não é um mundo, e sim um continente que faz parte de um mundo com realidades diversas. Quanto a se usar na escola, devo confessar que o sistema (O Livro das Lendas) nasceu das experiências que obtive dentro desse fantástico continente. Eu o escrevi primeiro e fui usando sua realidade para chegar em um sistema dinâmico e interpretativo, com poucas páginas e muitas idéias, como é o Livro das Lendas. Medievalis é um livro-cenário para aventuras baseadas no Livro das Lendas. Ele foi desenvolvido com a intenção de gerar idéias, facilitar a elaboração de aventuras didáticas ou não. Espero poder lançá-lo até o final do ano. Posso citar uma série de exemplos de utilização, como numa aventura que apresente uma catapulta, onde se pode calcular o alcance do disparo para atingir as muralhas de um castelo (Física). A manipulação de ácidos e bases por um alquimista, que pretende realizar experiências para proteger seu reino do ataque de um temível dragão (Química). O amplo conhecimento do clima, vegetação e relevo, poderá ser a única forma de sobrevivência numa região inóspita, rodeada de perigos (Geografia). Muitos outros exemplos são possíveis, associados a conteúdos de uma ou várias disciplinas por aventura. Normalmente se monta uma aventura centrada nos tópicos que o professor está trabalhando. 6) Além do Livro das Lendas, qual sistema você recomenda para quem quer começar a jogar? Gosto muito dos produtos da Daemon. Tenho certeza que o RPGQuest será uma boa opção para quem deseja conhecer melhor esse estilo de jogo. Gosto também do 3D&T, acho fácil e divertido, também uma boa pedida para os iniciantes. 7) Como foi a apresentação do livro à Editora Zouk? Eu estava estudando o imaginário da adolescência na obra de um importante autor francês chamado Gilbert Durand. Durante minhas pesquisas tive a oportunidade de me corresponder com o doutor Altair Macedo L. Loureiro que estava lançando, junto com seus colaboradores, a obra chamada “O Velho e o Aprendiz”, baseada na teoria de Durand. Esse livro foi lançado pela editora ZOUK, que confesso, não conhecia anteriormente. Gostei muito da forma com que essa editora incentivava a produção de obras ligada a educação. Então resolvi enviar o livro, e apesar de ser um autor iniciante, minha obra foi muita bem recebida e conceituada. Como as revistas de RPG podem tratar o assunto RPG & Educação? Acredito que uma das melhores maneiras de tratar o assunto seria buscar e divulgar os vários projetos que vem sendo desenvolvidos em escolas e instituições utilizando o RPG. A divulgação dos passos seguidos, junto aos resultados já obtidos, poderia proporcionar melhor compreensão desse fantástico instrumento. A informação correta e minuciosa sempre estimula o aparecimento de novas iniciativas, diminuindo o preconceito. 9) Quais os melhores cenários para apresentar aos alunos? Existem ótimos cenários hoje no mercado, mas acredito que para a área didática, o interessante seria utilizar cenários históricos, como os usados pelo mini GURPS; futurísticos que contenham elementos e projeções da nossa realidade; atuais que sejam flexíveis aos assuntos do conteúdo utilizado. Uma experiência muito interessante que venho desenvolvendo, é fazer com que os próprios alunos construam cenários a partir de informações que vem adquirindo dos próprios conteúdos escolares vistos. 10) Com o grande preconceito existente, como mostrar o RPG para um diretor de escola e professores? Sem dúvida não é uma tarefa fácil. A falta de informação aliada ao comodismo fortalece e produz raízes ainda mais profundas no preconceito. Eu costumo apresentar o projeto com naturalidade e firmeza. Procuro esclarecer todas as dúvidas, mostrar resultados já alcançados e estabelecer metas e objetivos. Sempre acreditei e continuo acreditando que o RPG é sinônimo de educação. Como tal deve estar presente nas escolas como um ótimo instrumento educacional. 11) Revistas e sites sempre deram destaque à adaptação de jogos, filmes e livros para o RPG. Já foi usado esse método para com seus alunos? É bom? Tenho certeza que toda iniciativa desse tipo é válida. Dentro do mundo didático não poderia ser diferente. Cenários como o do Senhor dos Anéis ainda é um dos preferidos. Mas muitas vezes os alunos gostam, além de participar de aventuras, de criar cenários para aventuras; muitos deles inspirados em jogos de videogame e filmes. O resultado sempre foi muito bom. Abrir a possibilidade para que os jogadores construam seus próprios cenários e desenvolvam suas aventuras neles, vem proporcionando uma motivação ainda maior, um desenvolvimento sócio-cultural bastante surpreendente. 12) Qual foi a sua melhor aventura jogada numa escola? Eu sempre costumo dizer que será a próxima. Foram muitas aventuras, não saberia dizer qual foi a melhor, pois foram momentos muito ímpares e importantes na minha vida. Cada grupo de alunos sempre recebeu muito bem o RPG didático me proporcionando um grande incentivo para desenvolvê-lo cada vez mais. 13) Gostaria que você deixasse um recado a todos daqui que estão lendo essa entrevista. Gostaria de agradecer a todos os jogadores de RPG pela sua grande fidelidade a esse nosso incrível jogo. Que essa fidelidade ajude a converter todo preconceito daqueles ditos “conhecedores do jogo e da educação” em iniciativas realmente promissoras para uma educação mais voltada para área social. O RPG também pode tirar as crianças da rua, assim como o esporte. Não somos sós o país do futebol, também somos o país da criatividade! 14) Aonde o jogador ou o professor pode adquirir o livro? No site da Editora ZOUK Na Saraiva Na Spellstore CONTEUDO RETIRADO DO LINK: http://talude.multiply.com/journal/item/12
Cometario: O livro foi publicado papel reciclado!!! Bom fora o detalhe ambiental, ele tem uma estrutura de regras baseado em D&D, não tem a ficha mais simples do mundo, mas é bem constituído e dá base ao narrador iniciante, que ainda necessita de algumas regras como muleta de apoio.
05 14
Roleplaying Game e a Pedagogia da Imaginação no Brasil
Autora: SÔNIA RODRIGUES
Criar uma história emocionante, com personagens fantásticos e enredos cheios de suspense, é privilégio dos escritores profissionais, dos roteiristas de cinema, dos autores de telenovela? Milhares de jovens que jogam Roleplaying Game no Brasil acham que não. O Roleplaying Game surgiu nos EUA na década de 1970. Muito se especulou sobre o jogo e sobre sua prática. Os jogadores realmente aprendem ficção nos livros de regras? O RPG contribui para a expressão escrita? Existe relação entre RPG e literatura? Quem primeiro buscou responder a essas perguntas no Brasil foi Sonia Rodrigues. Pioneira nos estudos acadêmicos sobre o tema, defendeu tese de doutorado em literatura na PUC/RJ em 1997 sobre o Roleplaying Game, ficção e jogo. Roleplaying Game e a Pedagogia da Imaginação no Brasil não é apenas um texto acadêmico, apesar de trazer a público a tese pioneira.
É também a síntese do que Sonia Rodrigues pesquisou e criticou no jogo norte-americano e o desenvolvimento do conceito de Pedagogia da Imaginação defendida por Ítalo Calvino. A aplicação desta síntese com professores, estudantes, jovens em situação de risco social está na segunda parte do livro.
Este é um estudo que registra a forma como os mestres de RPG se apropriam de personagens e tramas literárias, procurando recompor estes elementos e contar uma nova história e fazendo um paralelo com o processo narrativo de Monteiro Lobato, provavelmente o maior autor infanto-juvenil deste país. Um livro imprescindível para qualquer pessoa que queira entender a estrutura e o funcionamento de um aventura de RPG”., diz Carlos Eduardo Lourenço, diretor da Ludus Culturalis, que assina a orelha do livro.
Comentário sobre a obra: a Professora Sônia, descreve detalhadamente os principais RPGs jogados no Brasil
( Gurps, D&D e vampiro: a mascará) de maneira envolvente conduzindo o leitor a adentrar nesta até então abstrata “pedagogia da imaginação”. Detalhe para quem quiser mais informações ela tem um blog (http://www.rpgeapedagogiadaimaginacao.blogger.com.br/)
05 14
Curumatra
Ouvimos dizer que Curumatara significa “menino viajante” na língua tupi. Nossa história tem um menino muito arteiro, um personagem famoso do folclore nacional. Ele tem uma missão importante e uma viagem complicada pela frente, desde o centro da cidade de São Valêncio dos Oradores até a matinha onde ele costumava morar. Nosso menino viajante está pedindo ajuda para encarar essa jornada. Sabe para quem? PARA VOCÊ! É, você também vai ser personagem deste livro. Vai enfrentar desafios na cidade, no campo e no mato. Vai usar tudo o que aprendeu na escola para levar o tal menino de volta à floresta. Vai decidir para que lado a história anda e até escolher o final. E Curumatara tem vários finais. Se você não gostar de um deles, é só recomeçar a leitura e escolher outro. E depois viver essa aventura como personagem, você vai descobrir que também é muito divertido ser o Narrador, a voz que conta a história. Aí será a sua vez de convidar os amigos para levarem o Curumatara de volta à floresta. Curumatara: de Volta à Floresta é uma Aventura Solo paradidática, construída de acordo com os parâmetros curriculares do ensino fundamental. O personagem principal deve ajudar o Curupira a voltar para sua mata e salvar os animais ameaçados pela construção de uma nova usina hidrelétrica. Ao longo da história, são vistos conceitos relacionados a ecologia, biologia, matemática, folclore e etc., e o livro traz um pequeno encarte que permite ao leitor transformar a Aventura Solo num RPG.
autora: Maria do Carmo Zanini
Comentário sobre a obra: Eu me diverti muito neste livro-jogo, pode ser jogado individualmente ou usado para fins didáticos em sala de aula, Curumatara é uma obra muito bem feita e deliciosa de ler, recomendo para educadores e jogadores, e digo QUANDO TIVER UM FILHO ELE VAI LER CURUMATARA ^^
Simples
.: Simples :.
Sistema Inicial para Mestres-Professores
Lecionarem através de uma Estratégia motivadora
Marcos Tanaka Riyis, professor e Coordenador Pedagógico da Jogo de Aprender ( www.jogodeaprender.com.br ) apresenta seu livro SIMPLES – Sistema Inicial para Mestres-Professores Lecionarem através de uma Estratégia motivadora, que é um manual para professores que desejam utilizar Jogos em suas aulas. Mais especificamente, esse livro auxilia o professor a utilizar Jogos Cooperativos de Representação e Role-Playing Games (RPGs) como estratégia de ensino.
Respostas para as perguntas mais comuns do professor (O que é? Por que utilizar? Como utilizar?) são respondidas nesse livro, que serve como referência para o uso de uma atividade que, ao mesmo tempo, é divertida para o educando, permite o desenvolvimento de competências, habilidades e conteúdos e ainda desenvolve a consciência da importância da cooperação para o mundo moderno.
Exemplos práticos, fundamentação teórica, jogos cooperativos, resultados de trabalhos já realizados, referências para pesquisas futuras e outros assuntos ligados ao RPG e Educação são conteúdos apresentados, bem como um pouco do trabalho do autor com Jogos Educativos, principalmente os Role-Playing Games (RPGs).
Com esse livro, o educador saberá mais sobre essa moderna estratégia de ensino, que alia a motivação de um jogo com o desenvolvimento de conteúdos, competências e habilidades.
O SIMPLES – Sistema Inicial para Mestres-Professores Lecionarem através de uma Estratégia motivadora, com prefácio de Marcelo Telles, Coordenador da Rede RPG, professor de música e autor de RPG, pretende ser uma referência para o educador que deseja tornar sua prática pedagógica mais prazeirosa para os educandos e, portanto, é um instrumento para o professor incrementar suas aulas e deixá-las mais motivantes, com ganhos no aspecto pedagógico, através de um tema que vem crescendo no país, o RPG na Educação.
O livro tem um preço especial de lançamento de R$ 10,00 e pode ser adquirido diretamente com o autor através do e-mail marcos@jogodeaprender.com.br
texto retirado do site www.jogosdeaprender.com.br
comentario sobre a obra: Depois de ler o SIMPLES, uma grande barreira de preconceito caiu em mim, sempre imaginei que RPG era prático com até 6 pessoas, mais que isso considerava bagunçado, até o professor Marcos citar um trabalho com 40 pessoas!!! e eu digo que ele consegue realmente trabalhar com simplicidade e qualidade sendo distinto durante todo o livro
Desvendando o Role Playing Game: História, definição e prática. - Mateus Souza Rocha (2010)
O cenário: meia dúzia de jovens em torno de uma mesa cheia de livros, papéis e dados. Muitas vozes de todos os tipos e horas e mais horas sentados, concentrados. Eles estão jogando RPG.
Mas afinal, o que é RPG? Por que tanto se fala neste jogo? O que ele tem de especial?
Todas estas perguntas são respondidas por Mateus Souza Rocha neste livro pioneiro. Neste estudo, Mateus tem uma proposta clara: explicar o que é esse jogo, como surgiu e como ele mobiliza diversas esferas de conhecimento, deixando os jogadores (de todas as idades) menos tímidos, mais interessados na leitura, com melhor vocabulário, com maior cultura geral e mais interessados em aprender coisas novas.