Este trabalho articula, na esteira da Antropologia do Imaginário, a prática narrativa do RPG (Role Playing Game, jogo de representação de papéis) e a experimentação da alteridade. Sua abordagem é compreensivo-fenomenológica, e se aproxima de uma re-flexão educacional a partir do momento que busca, pela prática simbólica coletiva, orientar os sujeitos-individuais e sujeitos-grupais rumo a um processo de relativização de paradigmas e visões de mundo. Tal relativização, como demonstrada no decorrer do trabalho, auxilia a visão de que vivemos em culturas legítimas, mas não únicas. O referencial teórico-metodológico, herdeiro da Escola de Grenoble, permite-nos dar conta das múltiplas características simbólicas que envolvem o processo narrativo, sua especificidade grupal e seus desdobramentos mítico-imaginários.
Veja a versão completa
Monografia: O POTENCIAL DO RPG: CAMPO EPISTÊMICO DO IMAGINÁRIO E PERLABORAÇÃO DA PROBLEMÁTICA DA ALTERIDADE (Leandro Durazzo)
quinta-feira, 3 de junho de 2010
Postado por
Rafael Rocha
às
09:16
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário