Dissertação/ Mestrado: As potencialidades do Rpg (Roleplaying Game) na educação escolar (Rafael Carneiro Vasques)

quinta-feira, 3 de junho de 2010



Este trabalho pretende apresentar uma análise do RPG (Role Playing Game) a partir de sua fecundidade enquanto ferramenta didático-pedagógica. Neste sentido, um de nossos esforços foi o exame de pesquisas brasileiras que abordaramo jogo, para uma melhor compreensão da metodologia aplicada ao estudo deste que é um objeto recente das ciências.


Por notarmos a existência de uma visão marginalizadora em relação ao RPG, capaz de limitar as iniciativas de utilização do jogo no processo de ensino-aprendizagem, sentimos a necessidade de desmistificá-lo e, assim, analisamos notícias divulgadas na mídia que sugerem a existência de uma conexão entre o RPG, crimes e rituais de magia; bem como materiais de instituições religiosas emque esta associação também é pontuada. Para assimilar esta tensa relação entre o RPG e a religião, lançamos mão do conceito, formulado por Max Weber, de desencantamento do mundo e, com isso, inferimos a filiação do RPG ao pensamento científico, dedução esclarecedora para a compreensão do conflito destecom o pensamento religioso.

Paralelamente à discussão destas questões preliminares, apontamos no RPGt raços do Romantismo Anti-Capitalista de Michael Löwy e Robert Sayre, o que nospermitiu compreender características deste jogo que possibilitam uma experiência educativa que contradiz a semiformação oferecida pela Indústria Cultural, ao propor uma ação alicerçada na Experiência (Erfahrung) dos participantes, ao contrário das mercadorias típicas da Indústria Cultural, fundadas na Vivência (Erlebnis) dos expectadores.

Abordamos ainda uma especificidade do objeto que julgamos significativa: apossibilidade dos jogadores de lançarem à história um olhar não-determinista, porser esta apresentada de forma aberta a transformações e construída coletivamente,desnaturalizando o social.

Por fim, procuramos defender a possibilidade de se instituir um habitus específico no jogador de RPG, que o estimule a desenvolver a prática da leitura e abusca por aquisição de capital cultural.

Palavras-Chave: ROLE PLAYING GAME, JOGO, EDUCAÇÃO, INDÚSTRIA CULTURAL, DESENCANTAMENTO DO MUNDO, ROMANTISMO ANTI-CAPITALISTA.

Tese Completa
 
Fonte: www.fclar.unesp.br/poseduesc/teses/rafael_carneiro_vasques.pdf

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