TÓPICOS DE FÍSICA PARA RPGISTAS

domingo, 30 de maio de 2010

TÓPICOS DE FÍSICA PARA RPGISTAS


Francisco de Assis Nascimento Juniora [assis@fe.usp.br]

Prof. Dr. Mauricio Pietrocolab [mpietro@usp.br]

a Instituto de Física da Universidade de São Paulo - USP

b Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP

RESUMO

Em todas as três formas de ser jogado (tradicional, Live Action ou aventura-solo) o

RPG (um jogo de ficção com cenários variáveis que aborda freqüentemente temas

físicos em situações fictícias) pode ser uma importante ferramenta educacional, agindo

através do desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da capacidade de resolver

situações-problema, da capacidade de relacionar os conteúdos escolares com as ações

do dia-a-dia, do relacionamento interpessoal e a cooperação, características essenciais

ao correto entendimento da Física como realidade em si. A ambientação da aventura

pode dar-se tanto no início da década de 50 em São Paulo como em qualquer outro

cenário desejado: é possível contar histórias que se passem em qualquer lugar ou época,

Existem centenas de sistemas de regras para RPG e todos apresentam a mesma lacuna

em suas regras na parte que deveria abordar a percepção física do cenário utilizado na

aventura. Embora disponível em literatura estrangeira material com conteúdo dedicado

quase que exclusivamente a tópicos de física, não é levado em consideração o aspecto

didático a ser aproveitado A elaboração de um sistema de regras aplicáveis a qualquer

sistema de RPG, de modo a facilitar a percepção ontológica real do universo físico

através da percepção da realidade física em universos imaginários. O escopo do projeto

é o preenchimento desta lacuna, explicando a fenomenologia física mais freqüentemente

abordada pela temática dos jogos de RPG através da criação de um sistema de regras

conceituais adaptáveis a qualquer sistema de jogo, não só permitindo aos alunosjogadores

uma melhor percepção da realidade física ao seu redor, através de uma

linguagem que lhe é familiar, como também servindo de base criativa para jogos de

aventuras fundamentados na história da Física e suas descobertas estimulando o aluno

em seu aprendizado da Física.

palavras chaves: RPG – Ensino – Física – Jogos Didáticos
 
Documento completo: Download

0 comentários:

Postar um comentário