Pesquisa: classificação etária dos livros de RPG

domingo, 30 de maio de 2010

Bom, pelo menos na pesquisa do Blog Guardião foi assim, eu dei uma incrementada no título pra criar um suspense, sabe como é, sensacionalismo vende jornal. Mas por aqui a questão foi votada da seguinte maneira:



- 46% dos votantes são a favor da classificação das publicações como impróprias para menores de 18 anos;

- 39% dos votantes são contra; e

- 15% dos votantes são indiferentes à questão.

Ainda não conheço bem o perfil dos leitores do meu blog, primeiro porque ele tem pouco tempo de vida, segundo porque o pessoal não anda colocando muitos comentários nas postagens. Acredito que a maioria seja de jogadores com mais de 5 anos de jogo e que tenham a noção de quanto o jogo pode ser benéfico ou prejudicial para uma pessoa de acordo com a situação que ela se encontra.

Eu, por exemplo, tenho regras muito claras quanto a isso. Dentre minhas várias exigências de mesa, a idade é uma das mais relevantes: não permito jogadores com menos de 18 anos em meus grupos, por inúmeros motivos. Alguns deles são:



1- não sou mãe de ninguém;

2- não sou pai de ninguém;

3- não vou me responsabilizar por filho de ninguém;

4- não quero ser responsável caso um jovem vicie em um jogo (RPG de mesa, de PC, ou de qualquer coisa);

5- não quero me responsabilizar pelo horário de ninguém;

6- não sei o impacto de RPG na cabeça de pessoas que “teoricamente” ainda estão moldando algumas características de sua personalidade e de seu caráter.

Bom, na verdade, em minha mesa tem um rapaz de 16 anos… e eu tenho um motivo bem forte para permitir sua presença na mesa. O pai dele é um dos jogadores e o acompanha na aventura, não como tutor, mas como membro do grupo de jogadores, com personagem atuante e tudo mais.

autor: Mr Red.

Fonte: http://blog.rpgo.com.br/76/a-maioria-dos-rpgistas-e-a-favor-da-classificacao-dos-livros-de-rpg-como-improprios-para-menores-de-18-anos/
 
obs:  Questão, é mais fácil aprender a jogar antes dos 18, porem antes dos 18 tem muita porraloquice, minha opinião ( profissional e pessoal ) é que a idade dos jogadores depende da qualidade da campanha e da maturidade do narrador, crianças jogam rpg educativo na escola com 10 anos de idade, mas garotos de 20 anos jogam RPG enxendo a cara e fumando maconha, a questão deve ser repensada, alguns livros podem ser classificados para 18 anos sim, mas não todos, acredito que todo livro pode ser ferramenta de capacitação e aprendizagem, auxiliando na formação do individuo quando este é acompanhando por um narrador/profissional consciênte. 

0 comentários:

Postar um comentário