EVENTOS DE RPG, PQ ESSA MERDA NÃO FUNCIONA COMIGO?

sábado, 22 de maio de 2010


Caro amigo lúdico,
esse é um conflito que deve ter surgido na cabeça de Gary Gyrax em 1974 se não me engano,
como gerar um evento de RPG se:

1° ninguem conhece;
2° é dificil de explicar;
3° não tem público significativo;
4° o público ainda é espalhado;
5° não dá dinheiro;
6° não dá mulher; 
7° Como desenvolver um jogo de leitura em um país de não leitores?




Ao possuir 100 unidades monetárias do país que esta residente na mão, você pode alimentar um jogo de RPG por 5 anos, isso descarta a possibilidade de ver o jogo como um produto altamente comercial em primeiro momento.
Mas livros e dados não são o unico produto que o RPG produz, temos pingentes, camisetas, sacos pra dados, imitações de armas, jóias, itens, roupas tipicas, entre outra sesquisitices, sendo assim produto existe.
porem... não se tem público significativo para consumir isso, então voltamso a questão RPG NÃO É COMERCIAL.
Prestando atenção agora no 7° argumento, qual o lugar onde os Brasileiros "leitores/ pensantes" são mais presentes? Universidades, palestras, workshop, feiras e livrarias.
Durante eventos de RPG muitas pessoas que não conheciam o jogo aprendem e tornam-se pretenços consumidores.
Juntando essas observações em uma bem mais complicado, porem igualmente divertida, exponho: que tal montar um evento acadêmico sobre lúdico, expondo o RPG em suas potencialidades dentro das humanas (contação de histórias, pedagogia da imaginação, jung, psicodrama, etc), exatas ( como desenvolver uma didática significativa para a utilização das formulas mais complexas ) e biológicas ( simular situações de risco onde são necessários cuidados ).
Se o RPG é criticado por ser incompreendido socialmente,  mas quando é colocado dentro desse ambiente universitário ele se torna uma ferramenta pedagógica ou de uma forma mais grosseira um jogo didático, existe um caminho.
Dessa forma conseguimos reunir todos os orgumentos, menos o 5°.
Nesso ponto, lembre-se, depois de desenvolvido todos os outros pontos e ter numero significativo de pessoas assim como interesse ( RESULTADO ), a chance de conseguir patrocinio, local, divulgação, público e abertrua social para um evento do jogo pelo jogo é bem mais fácil.
Embora... sempré é necessario ter um pé e um tentaculo na acadêmia, hoje as universidades tendem a ser uma poderosa aliada para o rpgista, visto o grande número de trabalhos públicados. 

Claro, esse texto foi mais uma observação do contexto aqui no triângulo minerio das Bermudas.



0 comentários:

Postar um comentário