Você sabe exatamente o que é Blu-ray?

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Por Amilton Junior, Em 9 de outubro de 2010 Você já ouviu falar em Blu-ray? Com certeza, sim. Afinal hoje em dia este termo é muito utilizado no mundo da tecnologia. E você, tem ideia do que se trata? Sabe apenas algumas partes específicas? Entenda exatamente o que é e para que serve lendo a matéria abaixo.
Blu-ray, também conhecido como BD (de Blu-ray Disc) é um formato de disco óptico da nova geração de 12 cm de diâmetro (igual ao CD e DVD) para vídeo de alta definição e armazenamento de dados de alta densidade. O disco Blu-Ray faz uso de um laser de cor violeta, cujo comprimento de onda é 405 nanometros, permitindo gravar mais informação num disco do mesmo tamanho usado por tecnologias anteriores (o DVD usa um laser de cor vermelha de 650 nanometros).
laser armazenamento cd dvd bluray
O Blu-ray obteve o seu nome a partir da cor azul do raio laser (“blue ray” em inglês significa “raio azul”). A letra “e” da palavra original “blue” foi eliminada porque, em alguns países, não se pode registrar, para um nome comercial, uma palavra comum.
Um disco Blu-ray comum pode armazenar entre 25 GB ou 50 GB e, em alguns casos, este valor pode chegar até aos 100 GB. O DVD que você tem na sua casa pode armazenar, em média, 4 gigas e meio de dados, e um CD consegue guardar apenas 700 MB. O interessante é que um disco Blu-ray possui as mesmas dimensões de um DVD e CD.
Os televisores em alta definição exigem que os arquivos sejam muito mais pesados, pois precisam oferecer uma resolução muito alta. Desta forma, armazenar um filme em HD em um disco de DVD faria com que o arquivo ainda não atingisse uma qualidade de reprodução compatível com as novas tecnologias dos televisores. Assim, o Blu-ray surgiu para solucionar o problema de espaço e permitir que a qualidade das imagens e áudio sejam as melhores possíveis.
tv led 2
Outra característica importante dos discos Blu-ray é sua resistência aos arranhões e impressões digitais devido à sua morfologia. Os discos têm uma capa de substrato, cujo nome comercial é Durabis, que é composta por uma camada de substrato de 1,1 mm para um lado e 1 mm para o outro para permitir a criação de mais arquivos de dados e o uso de um só lado. Inicialmente, pensou-se em criá-los como cartuchos, semelhantes a disquetes  de computador, mas a TDK descobriu um substrato que permite evitar os arranhões e facilitar a leitura (mesmo que agora eles sejam bem menos comuns) quando sujos de gordura. Esta nova característica é muito apreciada pelos utilizadores, porque dificulta o surgimento de defeitos como nos CD e DVD arranhados.

Fonte: http://www.dicasemgeral.xpg.com.br/dicas-em-geral/12327/voce-sabe-exatamente-o-que-e-blu-ray/

0 comentários:

Postar um comentário