Software é capaz de identificar sarcasmo em textos na internet

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Thiago Perin 25 de maio de 2010
Bazinga!
Bazinga!
Uma equipe de pesquisadores da Universidade Hebraica, em Israel, criou um programa de computador capaz de reconhecer o sarcasmo em frases escritas on-line. (Aqui você confere um PDF com a íntegra do processo.)
O algoritmo, que ganhou o nome SASI (sigla para “algoritmo semi-supervisionado para identificação do sarcasmo”, em inglês), já foi testado no Twitter e na loja virtual Amazon – lá, conseguiu identificar o sarcasmo presente em resenhas dos usuários para os produtos com 77% de precisão.
Não é um resultado perfeito, mas nem a gente consegue identificar o sarcasmo alheio sempre, né? (O Sheldon da série The Big Bang Theory, na foto, não consegue nunca.)
E o SASI não serve apenas para que seu computador entenda a piada quando ele trava e você diz “que maravilha!” querendo dizer “que droga!”.
Softwares como ele podem ser bem eficientes em gerar conteúdo personalizado em redes sociais e lojas virtuais (por exemplo, se alguém resenhar um produto no Amazon dizendo: “É uma maravilha! Usei por um dia e quebrou!”, o sistema vai entender que a intenção não foi fazer um elogio, e dar um pontinho negativo ao item).
Além disso, ele pode “facilitar a vida” de ferramentas que varrem a web para medir – em tweets e posts por aí – a opinião das pessoas em relação a certo produto, ideia ou acontecimento, uma prática cada vez mais comum.

Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/software-e-capaz-de-identificar-sarcasmo-em-textos-na-internet/

observação do blogueiro: há, mas a ironia ainda esta a salvo... ou não?

1 comentários:

Ricardo Joris disse...

Esse software parece ótimo, mas não é tão bom quanto Sheldon Cooper.
Ele é capaz de explicar com simplicidade como os Deuses Internautas criaram o software construtor do Universo:
http://gatosepapos.blogspot.com/2011/03/eram-os-deuses-internautas.html

Postar um comentário