5 coisas que fazem as mulheres fugirem do RPG

segunda-feira, 24 de maio de 2010




Por Ana A Elisa do Pensotopia pediu para colaborar com esse meme, idealizado pelo Alexandre do Zona Neutra e que tem com principal objetivo buscar as raizes de porque temos tão poucas mulheres em mesas de RPG.



E ninguém melhor para responder essa questão que as mulheres que sobreviveram jogam RPG. Então, vamos ver se consigo elucidar alguma coisa. Vou tentar levantar outros pontos além daqueles que a Elisa colocou tão bem em sua lista.



1. Estilo de vida nerd: muita gente pode me questionar, mas a verdade é que existem menos mulheres que podem ser enquadradas no paradigma nerd que homens. Parece ser um traço da personalidade masculina se encantar com certos tipos de filmes, livros, quadrinhos, etc. A maioria das mulheres parece preferir outro estilo que, sem conseguir pensar em uma palavra melhor, eu definiria como “feminino”. Não que as mulheres nerds não sejam femininas, mas elas também se divertem bastante com lutas de sabre de luz. Assim, gostar de RPG é mais fácil quando se tem essa personalidade nerd.



2. Timidez: sim, meus caros, existem muitas mulheres tímidas. Se juntarmos isso aos itens número 01 e 03 da lista da Elisa, a chance da menina aparecer em uma sessão de RPG nem sequer consegue constar das estatísticas.



3. Esse obscuro jogo de RPG: as vezes nos esquecemos como esse nosso hobbie é restrito. A grande maioria das pessoas nunca sequer ouviu falar de RPG, ou se ouviu acha que é um tipo de fisioterapia. Então, as vezes a menina até tem o potencial para se tornar uma jogadora, mas se ela nunca ouviu falar do jogo, não tem como rolar.



4. Pressão social: sabe aquela menina legal que tem na sua escola? Ela tem todo o perfil para gostar de RPG, adora quadrinhos, sabe o nome de todos os integrantes da Sociedade do Anel, esse tipo de coisa. Mas as amigas dela, que ela também adora, JAMAIS a perdoariam se vissem ela com aquele bando de nerds sem graça rolando dados estranhos. Assim, ela nunca vai participar da sua mesa de RPG meu caro, mesmo que ela queira muito.



5. As primeiras impressões são as que ficam: tá, isso não se restringe as mulheres. Se na primeira vez que ela resolve encarar uma sessão de RPG ela dá o azar de pegar um mestre ruim, ou um grupo com um jogador chato/encrenqueiro/advogado de regras/defeito ainda pior, ela prefere uma sessão de depilação completa a voltar no próximo jogo. Como já temos menos mulheres que homens pelo mundo do RPG e a chance de achar um grupo com alguma dessas características não é assim tão remoto, fica difícil manter meninas nas mesas de jogo.

Fonte: http://www.amatilha.com.br/blog/5-coisas-que-fazem-as-mulheres-fugirem-do-rpg/

0 comentários:

Postar um comentário